Páginas Importantes

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

GRANDE ORIENTE PAULISTA - GOP

INTEGRANTE DA CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL (COMAB) E CONFEDERACION MASÔNICA INTERAMERICANA (CMI)

JOSÉ MARIA DIAS NETO

SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento do dever, da prática desinteressada da beneficência e da constante investigação da verdade.

Seus fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Ela é filosófica porque em seus atos e cerimônias trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da Natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

É filantrópica porque não está constituída para obter lucro de nenhuma classe, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.Procura conseguir a felicidade dos homens por meio de sua elevação espiritual e pela tranqüilidade de sua consciência.

Progressista, porque partindo do principio da imortalidade do espírito e da crença em um Principio Criador regular e infinito, não se apega a dogmas, prevenções ou supertições e não opões nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca, senão a da razão com base na ciência.

A Maçonaria tem como princípios a liberdade dos indivíduos e grupos de homens, sejam eles instituições, raças ou nações, a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade, a fraternidade de todos os homens, já que somos filhos do mesmo Criador e, portanto, irmãos.

Os lemas da Maçonaria são a Ciência, Justiça e Trabalho. Ciência para esclarecer os espíritos e eleva-los; Justiça para equilibrar e enaltecer as relações humanas; e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes.

O objetivo da Maçonaria é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. A moral é, para a Maçonaria, uma ciência baseada no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Toda vez que a moral penetra fundo em nossa alma pode sentir a verdade e justiça triunfarem.

A Maçonaria também combate, a supertição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, à dominação e os privilégios.

A Maçonaria tem por objetivos proporcionar ao Maçom os meios e ensinamentos que permitam o aprimoramento individual e, por conseqüência o aprimoramento da sociedade, pela via da procura incessante da Verdade e pela transformação do Conhecimento em sabedoria.

Maçonaria Teísta, Deísta, Racionalista, não importa.Importa sim a procura do Conhecimento que permitirá, a cada um, o despertar do próprio entendimento a respeito das clássicas questões: O que sou, de onde venho, para onde vai. É intuitivo que o homem jamais alcançará o Conhecimento Pleno, mas o caminho da procura propícia conhecimentos que permitem antever a compreensão de si próprio e de seu papel neste mundo. A prática dessas parcelas de conhecimento as transforma em atitudes de Sabedoria, e assim o homem e o mundo se aprimoram.



















JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS
SERENÍSSIMO GRÃO-MESTRE ADJUNTO

MAÇONARIA Paulista

MAÇONARIA Paulista
MAÇONARIA Paulista